Plano de negócios é um documento que serve para que o empreendedor possa validar a sua ideia, através do planejamento detalhado da empresa. O documento reúne os objetivos e os passos que serão adotados pelo empreendedor para alcançá-los.
Trata-se de colocar no papel as ideias de forma organizada e responder perguntas pertinentes ao projeto, para que você não fique refém de suposições e incertezas.
Para compor seu plano de negócios, você precisará levantar dados, números, informações sobre os concorrentes e estudar a viabilidade daquilo a que se propõe empreender.
Por que o plano de negócios é importante?
Um Plano de Negócios é fundamental, seja no momento zero, quando se está planejando o negócio, ou quando se deseja reestruturar, renovar ou inovar um empreendimento já existente. Seus objetivos são:
Testar a viabilidade do negócio;
Levantar os custos financeiros para execução do projeto;
Orientar as estratégias táticas e operacionais;
Buscar recursos financeiros, sejam de bancos ou investidores;
Identificar os parceiros que o ajudarão na jornada empreendedora.
O plano de negócios define diferentes aspectos da ideia de empreendimento e mostra ao empresário se o investimento valerá a pena, se há mercado para aquele produto ou serviço, além de definir o conceito do negócio e quem são os concorrentes.
É hora de planejar o seu negócio
O momento ideal de produzir o seu plano de negócios é assim que você decide tirar uma ideia, um sonho da cabeça e transformá-lo em um empreendimento, já que esse ajudará você a entender a viabilidade do negócio, além de outros detalhes muito importantes para a tomada de decisões e ações.
Lembre-se: a falta de planejamento pode acarretar prejuízo para o estabelecimento. Além de possíveis dificuldades financeiras, a falta do plano de negócios pode levar a erros de conceito, comunicação e marketing, que acarretam a perda do foco do público-alvo, por exemplo.
No entanto, caso você tenha aberto um negócio sem antes ter feito um Plano de Negócios, faça isso o quanto antes. Neste momento, o plano poderá te ajudar a entender os seus números e você poderá incluir seus objetivos, investimentos e prazos.
O que não pode faltar em um Plano de Negócios?
Há diferentes formas de fazer um plano de negócios e é possível, inclusive, encontrar modelos prontos na internet. Porém, muito além da formatação, o importante é que o plano de negócios seja personalizado quanto ao seu conteúdo, com o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio e o segmento no qual ele está inserido.
Entre os pontos que são cruciais para qualquer tipo de negócio, estes são os principais:
1 Proposta de valor: o que o seu negócio tem que os concorrentes não têm? Pense diferente, inove. Aproveite para definir sua visão, missão e valores.
2 Conceito: o que você vai vender, para quem e onde?
3 Marketing: Como você tornará sua marca conhecida, quais canais de divulgação utilizará, como pretende se posicionar diante do seu público?
4 Financeiro: De onde virá o dinheiro para o investimento, como será pago, em quanto tempo? Quanto você precisará para o investimento inicial e para manter o negócio no primeiro ano? Quais as projeções para o negócio? Ele é promissor?
5 Parceiros: Liste quem serão seus parceiros para fazer o negócio funcionar.
6 Custos: Quais serão os custos fixos e variáveis do seu negócio. Qual deverá ser seu ticket médio para manter o negócio funcionando com todos os custos?
E quando eu devo rever meu planejamento?
Engana-se quem pensa que uma vez pronto, o plano de negócios é imutável. Na realidade, o documento servirá sempre como base de consulta para que o empreendedor cheque se o empreendimento está seguindo o curso pré-definido ou se houve algum desvio.
Reveja seu plano a cada semestre ou se:
Houve uma mudança no conceito;
Mudanças na estrutura do negócio;
Ocorreu uma grande mudança no mercado;
Você vê novas oportunidades de negócios;
Pretende fazer mudanças que possam impactar nos números.
Ao abrir o documento, faça as seguintes perguntas:
A projeção do meu lucro está diferente, seja para mais ou para menos?
As mudanças do mercado estão impactando meu negócio?
A estratégia de marketing está adequada ou precisa ser revista?
É necessário readequar o meu conceito (menu, público-alvo e ponto)
Resumindo, o plano de negócios é um documento de suma importância para projetar todos os cenários possíveis e desejados para o negócio, a fim de se certificar de que ele seja promissor.
Se você precisa de ajuda para fazer o seu plano de negócios, de maneira profissional e eficaz, entre em contato conosco. Nossa equipe de especialistas poderá te ajudar.
Comments