Um dos grandes erros dos pequenos e micro empreendedores é tratar seu negócio com improviso e não levar a sério seu potencial de crescimento. Para obter sucesso em um empreendimento gastronômico é necessário fazer uma gestão eficiente, desenvolver e seguir processos, ter objetivos muito bem definidos e claros para toda a equipe, adotar um controle de qualidade do serviço apresentado ao cliente e, claro, certificar-se de que o negócio esteja dando lucro.
Tudo começa com o Plano de Negócios
O plano de negócios é a primeira ferramenta que deve ser utilizada para traçar objetivos a médio e longo prazo, para mapear suas possibilidades reais dentro do seu nicho de negócio. O plano deve ser revisitado sempre que necessário, como explicamos neste post.
Mas, para além do plano de negócios e da gestão cotidiana, é necessário que o empreendedor faça anualmente um planejamento, para traçar as estratégias que serão adotadas para caminhar rumo ao objetivo descrito lá no plano de negócios.
Planejando o ano do seu negócio
O planejamento poderá começar a ser desenvolvido ainda no ano anterior, quando já é possível listar as datas importantes e possíveis de serem exploradas em seu negócio, projeções financeiras, possíveis parcerias, orçamento para diferentes setores, planejamento de marketing, metas de venda e de desenvolvimento organizacional.
Conclua seu planejamento anual após o fechamento dos dados do ano vigente, obtidos dos relatórios feitos a partir das ferramentas de gestão utilizadas. Esses números e informações deverão ser analisados, para que você entenda os erros e acertos do seu negócio. Assim, você poderá ajustar e recalcular rotas.
Para um planejamento anual de negócios, considere:
Análise SWOT: Avalie forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Metas e Objetivos: Estabeleça metas claras e mensuráveis para o ano.
Orçamento: Elabore um orçamento realista, incluindo despesas e receitas.
Estratégia de Marketing: Desenvolva planos para promoção e alcance de clientes.
Desenvolvimento de Produtos/Serviços: Identifique melhorias e possibilidade de lançamentos e investimentos.
Recursos Humanos: Planeje necessidades de pessoal, como treinamento, desenvolvimento de habilidades, contratação de plano de saúde etc.
Tecnologia e Inovação: Considere atualizações tecnológicas necessárias.
Análise de Concorrentes: Mantenha-se atualizado sobre a concorrência.
Riscos e Mitigações: Antecipe possíveis desafios e crie estratégias de contingência.
Avaliação Regular: Estabeleça datas de revisões periódicas para ajustes necessários.
Independentemente do tamanho do seu negócio, ainda que você seja um microempreendedor, que trabalhe de casa, é importante desde já realizar um planejamento, adaptado à sua realidade. Apenas com organização e processos, seu negócio terá chance de crescimento.
Precisa de ajuda para fazer o seu planejamento anual? Entre em contato conosco!
Comentários