top of page
amandasabadell04

Natal: como tornar seu comércio mais atrativo


Estamos há pouco mais de um mês da comemoração que mais movimenta o comércio no Brasil: o Natal. São mais de R$ 60 bilhões injetados na economia do país durante esta época. E nem é preciso expor números para provar a importância do Natal para o brasileiro.

Enquanto que nos lares, as pessoas começam as decorações e preparativos para o Natal apenas no final do mês de Novembro, o comércio já começou a decoração um dia depois do Halloween.

No setor de food service não deve ser diferente. É hora de tirar as decorações de Natal do estoque e comprar novos itens para deixar sua casa com o clima natalino, criando uma atmosfera acolhedora e festiva para os clientes.

Nossa especialista em Marketing Gastronômico, Amanda Sabadell, separou algumas dicas para deixar seu negócio de food service com o verdadeiro espírito natalino. Mas antes de começar a colocar a mão na massa, é necessário entender a importância que a decoração de Natal exerce na decisão de compra do consumidor.

Por que você deve decorar seu negócio para o Natal

Independente de religião, o Natal já se tornou uma festa popular e traz consigo uma ludicidade que não vemos em nenhuma outra época do ano, encantando desde as crianças até os mais idosos.

A verdade é que, o clima natalino começa a se espalhar justamente pelo comércio e é um motivador que faz com que os clientes comecem a fazer suas compras de final de ano, marcar encontros com os amigos, happy hour com a galera do trabalho.

Decorar o seu negócio gastronômico para o Natal é importante por diversas razões:

  1. Ambiente festivo: decoração de Natal cria um ambiente festivo e acolhedor, o que torna a experiência dos clientes mais agradável e memorável;

  2. A decoração de Natal pode atrair mais clientes, especialmente aqueles que buscam um lugar especial para as comemorações de final de ano;

  3. Diferenciação competitiva: em uma localidade onde há várias opções como a sua, a decoração pode ser o diferencial que falta para atrair o cliente;

  4. Fidelização de clientes: os clientes que se encantarem com o clima natalino tendem a retornar para novas experiências;

  5. Espírito de Equipe: ao decorar o seu comércio com a ajuda de sua equipe, poderá promover um clima agradável entre o pessoal, favorecendo um ambiente de trabalho mais positivo;

  6. Marketing visual: uma decoração bonita poderá ser compartilhada pelos clientes nas redes sociais, gerando um marketing gratuito para sua empresa.

Ou seja, a decoração de Natal não só torna o ambiente mais bonito, como melhora a experiência dos clientes, tendo um impacto positivo nas vendas, na reputação do negócio e na fidelização da clientela.

Como decorar seu negócio gastronômico para o Natal

Agora que você já entendeu a importância de decorar o seu negócio para o Natal, é hora de reunir a equipe, colocar uma playlist natalina e deixar tudo com a cara da festividade.

Aqui vão algumas ideias simples, mas que farão com que o seu negócio pareça um cenário de filme de Natal:

  1. Fachada Iluminada: use luzes para iluminar a fachada do seu comércio, uma árvore que fica no jardim ou na calçada, além dos balcões, corrimãos, colunas e pilastras. Escolha a cor e o formato das luzes de acordo com o estilo do seu negócio;

  2. Árvore de Natal: este é um item indispensável e pode ser escolhido de acordo com o espaço que você tem disponível, mesmo que você tenha espaço apenas para coloca-la sobre o balcão do caixa. O importante é que ela seja bem decorada;

  3. Enfeites Diversos: guirlandas, bolas de Natal, laços e outros enfeites podem decorar as janelas, portas, corrimãos, corredores etc.

  4. Vitrines Criativas: esta é uma ótima dica para cafeterias, confeitarias, rotisserias etc., podendo ser adaptada por outros segmentos – crie produtos temáticos de Natal, usando as cores emblemáticas desta época ou ícones que remetam ao tema.

  5. Espaço instagramável: em tempos digitais, uma ótima pedida é criar um espaço em que os clientes possam interagir com a decoração e tirar fotos para postar em suas redes sociais. Isso ajudará você, inclusive, a promover sua marca nas redes sociais.

Dica extra: apesar de ser Natal, nem tudo vai combinar com o estilo do seu negócio. Portanto, antes de sair colocando enfeites para todos os lados, faça um planejamento e escolha itens que acompanhem o estilo e conceito de sua casa.

Promoções, menus e produtos temáticos atraem clientes no Natal

Para aumentar sua receita no Natal, é preciso ir além da decoração e investir em produtos e serviços especiais para a época. Confira algumas dicas:

Restaurantes:

  1. Pratos ou menu especial para o mês de Dezembro;

  2. Disponibilizar o espaço para confraternização e eventos corporativos fora do horário de funcionamento habitual da casa;

  3. Produtos do restaurante em versões presenteáveis para venda no caixa;

  4. Trabalhar com encomenda de ceia de Natal ou sobremesas;

  5. Jantares temáticos;

  6. Reserva para jantar natalino.

Bares

  1. Promoções para a Happy Hour;

  2. Reserva do espaço para eventos em horários inativos;

  3. Drinks com ingredientes que remetam ao Natal;

  4. Venda de produtos presenteáveis, com embalagens natalinas;

Confeitarias e Cafeterias

  1. Produtos com temática natalina;

  2. Opções de produtos presenteáveis;

  3. Bebidas que remetam ao Natal;

  4. Encomenda de sobremesas para o Natal.

Precisa de ajuda para desenvolver produtos para o Natal? Entre em contato conosco e agende uma reunião com um de nossos chefs consultores.

0 visualização0 comentário

Комментарии


bottom of page