top of page
amandasabadell04

Evitar desperdício é primordial para economia e sustentabilidade do seu negócio!


A palavra sustentabilidade tem sido muito ligada a questões ambientais e está sempre em pauta. De fato, o termo faz alusão a práticas para minimizar danos ao meio ambiente, mas vai além disso: não adianta as práticas serem ecologicamente corretas, se não for possível que sejam duradouras ou aumentam demasiadamente o seu custo e exceda o orçamento do seu negócio.

Em outras palavras: ser sustentável é atender as suas necessidades, causando o menor impacto possível no meio ambiente e tendo respeito pelo próximo. Mas o que isso, de fato, quer dizer dentro de um negócio gastronômico? Acima de tudo significa: Não desperdiçar alimento

Segundo o Índice de Desperdício de Alimentos 2021, lançado pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), em março do ano passado, cerca de 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores foi para o lixo das residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares no ano de 2019.

Precisamos lembrar que estamos passando por uma das piores crises financeiras em nosso país, com os preços dos alimentos cada vez mais caros, devido à situação climática, que é foco no mercado externo, e aumento do petróleo, o que elevou os preços dos combustíveis, tornando a cadeia de produção cada vez mais custosa. Com isso, mais de 20% da população está abaixo da linha da pobreza, segundo o IBGE. Ou seja, é inadmissível que continue havendo desperdício de alimentos e nós, da área de A&B precisamos nos atentar a isso e fazer nossa parte como empresários e cidadãos.

Na prática, algumas mudanças estratégicas podem levar a operação de um restaurante ou empreendimento do ramo de A&B à sustentabilidade, práticas que, de quebra trazem muita economia para o negócio. No próximo post, falaremos um pouco sobre 10 práticas simples e essenciais para você por em prática em seu negócio.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page