Gerenciar um negócio é um grande desafio e no ramo da Gastronomia pode ser ainda maior, visto que muitas pessoas começam um empreendimento no setor apenas com seu talento culinário, mas entendem pouco (ou nada) da parte burocrática e administrativa.
Assim, alguns negócios que começam pequenos não conseguem crescer, enquanto outros que já nascem com uma porta aberta, não se sustentam. É aí que entra o trabalho de um consultor!
O ideal é contratar uma consultoria especializada antes mesmo de iniciar o projeto para traçar o plano de negócios, que irá prever todos os cenários possíveis e poderá nortear passos importantes como a escolha do ponto de venda, seja online ou físico, o horário de funcionamento, o estilo da casa, comunicação visual, cardápio, além de definir o tamanho do investimento.
A consultoria é importante também para aqueles que já possuem uma operação, que precisa de ajustes ou está iniciando uma fase de expansão. Grandes decisões precisam ser bem embasadas para não perder dinheiro. O olhar de fora trás à tona os erros que precisam ser corrigidos, ideias e percepções que não são possíveis para quem está ali, imerso, no dia a dia do trabalho. Muitas vezes a gente acaba vendo apenas o problema, por que estamos ali lidando com ele. É papel do consultor trazer esse frescor, analisar com a cabeça fria, sem envolvimento, usando técnicas desenvolvidas ao longo de sua carreira e seu conhecimento em diferentes tipos de negócios.
Antes de contratar uma consultoria, é importante analisar se o profissional ou equipe tem experiência real no nicho no qual o seu empreendimento está inserido. Quanto mais especializado ele for, mais poderá agregar ao seu negócio.
Precisa de ajuda com o seu negócio de gastronomia? Entre em contato conosco.
Comments