top of page
amandasabadell04

8 dicas para melhorar seu Processo de Compras e garantir a lucratividade do seu negócio de gastronom


A gestão adequada das compras feitas para um restaurante, bar, confeitaria ou qualquer outro negócio de Alimentos e Bebidas é mais um entre os muitos processos essenciais para garantir a lucratividade. Isso porque, de forma bastante grosseira, quanto menor forem os custos, maiores serão os lucros.

Porém, essa redução de custos não pode ser feita de qualquer forma. É preciso sempre pensar no resultado final do que será apresentado ao cliente, desde o prato que ele consumirá, até o produto que utilizará para lavar as mãos no banheiro. A experiência do cliente começa quando ele pisa em seu estabelecimento e termina quando ele sai e tudo impactará em sua decisão de voltar ou não. Mantenha a qualidade e padronização!

O gestor de compras precisa estar atento ao andamento do restaurante ou outro negócio de gastronomia e ter mapeados a rotatividade de todos os insumos gastos para realizar as compras de maneira efetiva, não deixando que nada falte, muito menos gastando dinheiro com itens que serão utilizados apenas daqui a uma ou duas semanas. É preciso trabalhar de forma inteligente para que não prejudique o fluxo de caixa, lembrando sempre de que é necessário cumprir outros compromissos financeiros.

Para garantir uma gestão de compras eficiente, é preciso ter processos. Aqui estão algumas ações para melhorar a gestão de compras:

  1. Analisar quais produtos a empresa compra em maior volume e tentar negociar preço para compra no atacado;

  2. Revisar o mercado desses produtos para conhecer as novidades. Algumas inovações tecnológicas podem garantir melhores resultados e economia a médio e longo prazo;

  3. Pesquisar novos fornecedores que oferecem preços convidativos, lembrando sempre que a qualidade é o mais importante;

  4. Desenvolver uma estratégia de compras, com base na Engenharia de Cardápio;

  5. Centralize as informações de estoque e compras em planilhas online, aplicativos ou programas que possibilitem os funcionários que cuidam do estoque e cozinheiros incluírem itens que precisam ser adquiridos;

  6. Faça relatórios com periodicidade;

  7. Fique de olho nos prazos de pagamento para não pagar juros;

  8. Analise até que ponto o desconto de pagamento à vista vale a pena ou se é melhor parcelar as compras para que o investimento não seja tão alto a ponto de desorganizar o fluxo de caixa.

Se precisar de ajuda na implementação desses processos, entre em contato com nosso time de consultores especializados.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page